terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FILHOS, QUANDO DIZER NÃO?

Quando uma tartaruga marinha está apta a ter seus filhotes ela escolhe uma praia, geralmente a mesma em que nasceu, vai até a areia seca, cava um buraco com suas patas traseiras e bota em torno de 120 ovos. Depois de cerca de 60 dias destes ovos nascem seus filhinhos. Tartaruguinhas lindas que, graças aos instintos herdados da sua mãe, usam todas as suas forças para voltar para o mar. Na sua trajetória até o mar pode ser vítima de aves famintas, caranguejos ou então se distrair com alguma luz presente na praia e morrer desidratado com o sol quente. Infelizmente, de toda essa ninhada apenas 1 ou 2 vão sobreviver e chegar a idade adulta. Isso é cruel e duro de suportar, mas a realidade é assim.
Como é ter um filho sabendo que as chances dele sobreviver no mundo ou conseguir seguir um bom caminho são tão remotas? Como dar a eles a direção correta sem corrermos o risco de nós mesmos tomarmos a direção errada?
Todas essas questões estão presentes nas mentes de pais e mães de todas as espécies da natureza. A própria MÃE NATUREZA tenta se adaptar a todas as situações novas que seus filhos criam para ela, principalmente os mais rebeldes, no caso o homem.
Tirar uma lição para nossas vidas olhando para a natureza é olhar para uma MÃE que cuida dos seus filhos a milhões de anos. É uma mãe com experiência de sobra para repassar a todos os filhos que olhem para ela atentamente.
Se você quer que seu filho não se perca em sua trajetória então mostre para ele aonde ele deve chegar e deixe que ele chegue por si mesmo. Se quiser ajudá-lo não chegue à frente dele, mas chegue ao lado. Compreenda seu filho. Tente dar a ele o que é necessário para a sua sobrevivência assim como a própria MÃE NATUREZA faz.
Porém compreender um filho não é aceitar tudo que ele quer, é ouvir seus motivos e dizer NÃO quando NECESSÁRIO. A natureza faz isso. Ela diz NÃO ao homem quando algo não pode ser tolerado. Basta ver o homem tão preocupado com a sustentabilidade nos últimos anos. A MÃE NATUREZA disse não ao seu filho mais rebelde e ele teve que aceitar.
Ensine seu filho o valor das coisas, o valor de uma atitude e mostre as suas consequências. Dê a proporção correta a cada decisão. Aprenda a dizer NÃO com um propósito claro e não apenas para demonstrar poder. Faça do NÃO que diz hoje a ele o SIM que ele vai ganhar do SUCESSO amanhã.
Mudar a trajetória de um filho para protegê-lo dos perigos é colocar você mesmo em perigo de se perder no caminho da criação do teu filho. Ensine-o a enfrentar os perigos, não tire dele as batalhas que ele mesmo tem que batalhar na vida.
A maior lição que a natureza pode nos dar sobre como criar um filho e torná-lo um vencedor na batalha pela vida é que um filho precisa lutar sua própria guerra. Nesta guerra da vida o NÃO que ele ganha dos seus pais hoje pode ser o seu maior aliado para conquistar a VITÓRIA e o SUCESSO amanhã. Isso porque o NÃO representa a defesa contra perigos iminentes. O SIM fruto da insistência rebelde do filho por algo pode ser a máscara da sua própria derrota. É preciso ter cuidado.
O caminho você mostra e ensina como caminhar, os perigos você aponta e ensina como enfrentar, a verdade você fala, é ela que vai te libertar do medo de errar. Então você terá cumprido seu papel como um bom criador. Terá sido um BOM PAI. Imagem e semelhança do PAI e CRIADOR maior de todas as coisas.

PENSAMENTOS DE UMA VELHA TARTARUGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário