segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O que fazer com um adolescente?


O que fazer com um adolescente?

 “Este texto eu escrevi quando ainda era uma jovem e adolescente tartaruga. Precisamos olhar para o ontem para entendermos o hoje e assim planejarmos o amanhã”.

Nossa! Quanta gente falando o que devo e o que não devo fazer. Isso realmente irrita. O que vou fazer? O que quero fazer? Fazer, fazer e fazer. Todo mundo só quer saber o que fazer, mas ninguém sabe o que fazer a meu respeito. Incoerente isso não acham?
A única coisa que quero fazer é nada... E tudo!
Para que pensar nisso agora? Tenho a vida toda para pensar e para FAZER. Mas agora não quero... ou quero?
Agora fiquei na dúvida... Bom, mas isso não importa.
Falam que preciso aprender. Aprender o que? Já sei tudo que preciso para viver. Já sei que cor de roupa usar, que música ouvir, com quem andar, que festa ir... Já sei tudo que preciso para viver, pelo menos para viver o hoje. O amanhã? Ah! O amanhã eu penso depois.
Espera aí... E o amanhã? O que vou fazer? Nossa! Preciso fazer alguma coisa. Mas não é porque me mandaram, é porque eu quero. Mas o que vou fazer? O que quero fazer? Fazer, fazer e fazer. Ninguém me ajuda com o que fazer, ninguém sabe o que fazer a meu respeito. Incoerente isso não acham?
Quero fazer tudo... e nada!
Para que pensar nisso agora? Tenho toda a vida para pensar e para fazer. Tenho? E se eu morrer? E se não der tempo para me apaixonar? E se eu não conseguir? Nossa! Que saco!
Mas se apaixonar não será problema. Já me apaixonei. A que lindo é o amor. Estou amando e é para sempre. Espera! Não faça isso! Não me ama? Minha vida acabou. Não quero mais nada! Preferia morrer a essa vida inútil, sem meu amor o que vou FAZER? Fazer, fazer e fazer. Por que sempre tenho que fazer algo? Não quero mais fazer nada!
Espera... Quem é essa pessoa nova? Nunca tinha percebido... Ela está me olhando diferente... Nossa! Que paz que estou sentindo... É diferente... Quero ficar ao lado dessa pessoa... Para sempre? Não sei... mas quero... É tão bom. O que aconteceu com aquele outro amor? Amor? Não, aquilo era coisa de adolescente, não era amor.
O que? Para ficarmos juntos vou ter que mudar, melhorar, VOU TER QUE FAZER ALGO? Tudo bem. Faço o que for preciso. Sempre quis fazer. Mas não vou fazer por você, vou fazer por mim. Realmente essa pessoa me ajudou a me tornar alguém melhor. Se vai durar? Não sei. Então que seja eterno enquanto dure.

Obs.: Interessante olhar para um texto escrito por um adolescente não acham? Confuso? Só para nós que olhamos de longe para um tempo que para nós já passou. Segredo para atravessar esta fase: “Não tenha segredos”. Diga a verdade sempre, pois vai chegar o momento em que o adolescente vai buscar o caminho e o caminho vai se apresentar a ele e tudo que você plantou um dia então finalmente poderá colher. Boas sementes, bons frutos. Não desista, ele só está te testando. Não julgue o adolescente pela casca, você já foi assim um dia. A casca seca e cai, fica apenas o que importa. Pense nisso.

Pensamentos de uma Velha Tartaruga

Nenhum comentário:

Postar um comentário